Vira e mexe vemos alguma empresa que conta com um representante comercial para vendê-lo. Mas você sabe o que faz este profissional? E será que vale a pena investir neste modelo em época do uso crescente da internet para a venda de negócios?

O representante comercial, como o nome se propõe, é responsável por apresentar a empresa, sendo uma interface importante entre os clientes e ela. Muito comum no segmento industrial, o representante geralmente atua sob uma geografia específica ou tipo de produto ou empresa, ficando responsável por uma carteira de clientes. Ele pode atuar de forma exclusiva para uma marca ou representar mais de uma.

Entre as vantagens de contar com o representante comercial é a capilaridade de atendimento, proporcionando a expansão do negócio para novos limites territoriais. Outra vantagem é que, na maioria, são contratos como pessoa jurídica, diminuindo riscos com encargos trabalhistas.

Representante comercial segue sendo ótima estratégia 

Os cuidados em termos gerenciais com este modelo ficam por conta de não concentrar os esforços em um único representante ou ser essa a única estratégia de vendas: é importante contar com uma quantidade de representantes adequadas ao tamanho do negócio e a ampliação territorial que se deseja atingir. Além disso, deve se combinar ela com outras estratégias de vendas. Sob gestão da área comercial da empresa, o representante comercial deve também ter metas e objetivos a atingir tanto em termos de contatos como de vendas, bem como ser municiado de materiais e informações que potencializem sua negociação.

O representante é um recurso fundamental tanto para captação como retenção de clientes, pois permite uma visualização e customização que o universo digital muitas vezes não alcança. Então a resposta para a questão se o representante segue sendo importante para o desenvolvimento empresarial é sim!

Para apoiar na organização, temos um sistema de gestão específico para representante comercial, integrando as principais funcionalidades do dia a dia deste profissional. Entre elas estão: emissão de nota fiscal, solicitação de pedidos, relatórios financeiros, cadastros de clientes, entre outros.

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